quinta-feira, 8 de abril de 2010

Muitas aprendizagens..


Além da questão da pesquisa, na Educação Infantil, é muito importante a questão do esquema corporal, da percepção do corpo, bem como as superações dos alunos em relação a isso. Nesta semana, um aluno que tinha medo de escorregar no "escorrega" grande superou seu medo e começou a escorregar ( ficou muito feliz). Hoje, uma outra aluna conseguiu, pela primeira vez, pular corda ( coisa que não fazia antes). Ficou muito feliz! São aprendizagens muito significativas para nós que trabalhamos com Educação Infantil, pois quando o aluno perde seus medos, fica mais autônomo e é onde ele "destrava" para aprender mais e mais!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pensando nas arquiteturas pedagógicas

Em primeiro lugar posso dizer que para mim as arquiteturas pedagógicas são exemplos de um trabalho construído através da necessidade de conhecer e aprender. Arquitetura me lembra construção e na educação pra construirmos precisamos primeiro ter o desejo, a necessidade e curiosidade do novo, precisamos “querer”, para depois formar novas estruturas mais fortes. Sem o desejo não há crescimento, descobertas e aprendizado.
E neste “querer” que precisamos estimular os alunos a procurar novas aprendizagens a questionar o que está obvio e pensar naquilo que não temos certezas e sim dúvidas.
E por isto que penso que nada melhor que as ferramentas digitais para abrir estas descobertas, para ampliar o mundo e o desejo que descobrir de cada aluno. Uma pena que nem todos os centros de ensino estão adequados para este papel, poucos oferecem esta ferramenta, e alguns ainda quando tem oferece de forma inadequada, ou seja, não se explora todo o campo de trabalho.
Com tantas inovações, com um mundo tão grande fora da sala de aula, é quase surreal deixar os alunos de fora das tecnologias, é importante que cada escola lute para oferecer possibilidades para que os alunos busquem informações em diferentes ambientes. As aprendizagens precisam ser significativas do ponto de vista do sujeito, e assim transformá-los em sujeitos da própria aprendizagem. Pois não existe uma receita de como aprender, cada sujeito é autônomo dos seus pensamentos e desejos. É esta liberdade de pensamento que atrai o desejo e
o prazer de buscar novas informações e transformá-las em aprendizagens significavas.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Essa semana foi um pouco frustrante, não consegui levar meus alunos até o telecentro e acabamos não dando proseguimento a proposta que era a criação do Blog da turma, eles também ficaram frustrados pois aguardavam com ansiedade, entretanto terei que encontrar uma maneira de conciliar meus planejamentos a disponibilidade de uso do espaço, o que não é facil... Pretendo alem da criação do blog, sugerir que pesquisem sobre nosso municipio na internet, pois pensei em iniciar o Projeto de Aprendizagem com um passeio pelo municipio, acredito ser mais amplo que apenas pelo bairro e sendo assim de certa forma estarei me adequando aos Planos de Estudos da escola, espero que na proxima semana as coisas fluam com mais facilidade.Fato que me deixou bastante contente foi que enviei o pedido de autorização para publicar as imagens feitas durante o projeto e tive aceitação de 100% dos pais.