sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Outras Releituras


Olá colegas! Espero que não se importem, estou postando uma releitura feita com meus alunos de 8ª série sobre outra obra, não a de Diego Velàsquez, mas de Edvard Munch. Já havia feito com os meus da educação infantil de forma mais limitada.
Vou explicar o que fizemos: trabalhei com os alunos o quadro O Grito. Conversamos sobre a cor, forma de pintar, elementos da imagem, período (expressionismo). Depois li para os alunos o que o próprio artista disse sobre sua obra:
“Certa noite, eu caminhava por uma via, a cidade de um lado e o fiorde embaixo. Sentia-me cansado, doente... O sol se punha e as nuvens tornavam-se vermelho-sangue. Senti um grito passar pela natureza; pareceu-me ter ouvido o grito. Pintei esse quadro, pintei as nuvens como sangue real. A cor uivava.”
Edvard Munch
Dividi a turma em grupos e pedi que cada grupo conversasse sobre situações em que eles teriam vontade de gritar. Cada grupo deveria eleger uma situação que seria pintada no papel pardo. Prontos os "cenários", tiramos as fotos. Posto aqui apenas de 2 grupos (os demais ainda não ficaram prontos, mas falta pouco...)

2 comentários:

Aline Becker disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!